Difficulty: Beginner
Estimated Time: 10 minutes

Neste laboratório iremos implementar a ferramenta Jenkins. Para isso, iremos realizar a instalação e configuração do Jenkins em um container Docker, instalação e configuração do Git Plugin.

Desta forma, conseguiremos "observar" um repositório no GitHub e configuraremos um "trigger" para realizar o build e execução de scripts dentro do Jenkins.

Ao final do laboratório, teremos implantado um modelo básico do conceito de CI - Continuous Integration.

Parabéns! Você concluiu o laboratório.

Neste laboratório, nós implementamos o Jenkins como ferramenta de CI - Continuous Integration, rodando em um container Docker, e com instalação e configuração do Git Plugin.

Conseguimos "observar" um repositório no GitHub e configuramos um "trigger" para realizar o build e execução de scripts dentro do Jenkins.

Git + Jenkins -> CI

Step 1 of 10

passo 1 - localizar e obter imagem jenkins

Primeiro, vamos baixar a versão mais recente da imagem do Jenkins em seu repositório oficial no Docker Hub.

Iremos executar o seguinte comando para 'puxar' a imagem do repositório Jenkins no Docker Hub, para nossa máquina local:

docker pull jenkins

Após executar o comando acima, conseguiremos ver que o Docker trabalha com o conceito de 'layers', com isso, veremos que ele fará o download localmente de cada parte da imagem e depois se encarregará de juntar todas essas camadas.

O resultado esperado do comando acima é:

$ Status: Downloaded newer image for jenkins:latest